quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Introdução ao Active Directory

Introdução ao Active Directory

Oi, hoje vamos falar sobre alguns conceitos importantes do Active Directory e como ele é útil para o seu ambiente de TI. Você já pode ter usado o Active Directory ou talvez esteja começando agora, não se preocupe você vai aprender o que é o Active Directory. Vou tentar cobrir o básico e mostrar como você pode utilizar no seu ambiente corporativo e as vantagens.
Neste artigo não vou cobrir a instalação do Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2 ou Windows Server 2012 pois é bastante fácil e sem qualquer complexidade. Geralmente os problemas aparecem após a instalação do Windows Server.

O que é o Active Directory?

O que é o Active Directory? O Active Directory é um sistema de gerenciamento centralizado ou um banco de dados centralizado onde é possível gerenciar todos os usuários e computadores. Você pode facilmente implantar impressoras, compartilhar arquivos, permitir ou negar que um usuário faça login no seu ambiente ou na estação de trabalho da empresa. Além disto você pode de uma maneira simples realizar diversas configurações globais, ou seja, mudar a senha de todos os colaboradores da empresa.

Por que eu preciso do Active Directory?

Note novamente que existem muitos outros recursos que podem ser encontrados no Active Directory ou no AD. Você pode até mesmo definir papel de parede de fundo para todos os seus computadores desktop e laptops em sua empresa. Imagine um dia onde o gerente sênior, de repente, disse-lhe que você precisa mudar o plano de fundo de todos você desktop e laptop para um fundo comum, o que você vai fazer nessa situação? Se você tiver o Active Directory, vai ser muito simples aplicar essa mudança.

Características do Active Directory

Destaco aqui 4 características principais:

  • Banco de Dados Centralizado: Essa característica conforme já mencionada anteriormente permite ao Active Directory a capacidade de gerenciar diversos objetos e recursos de forma centralizada.
  • Escalabilidade: Esta característica permite o Active Directory crescer de forma automática de acordo com seu ambiente. OU seja você pode ter mais de 30.000 objetos em apenas 1 único servidor com o Active Directory.
  • Segurança Integrada: Com o Active Directory um dos itens principais é a segurança pois permite ao administrador aplicar diversas configurações aos usuários e computadores a partir de um único local.
  • Logon Único: Essa característica permite ao usuário uma vez que logou em sua estação de trabalho acessar todos os recursos nos quais ele possui a devida autorização, sem a necessidade de ter que logar diversas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário